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Blog da Enova

Sua empresa é “.com” ou é “.fora” dos negócios?

Hoje em dia sabemos que empreender passa, necessariamente, pelo digital. Alguns anos atrás Bill Gates já tinha avisado:

“…vão existir dois tipos de empresas: as que fazem negócio pela internet e as que estão fora dos negócios”.

É exatamente o que vemos hoje em dia. Antes, ter presença digital era uma estratégia que apenas trazia alguma vantagem para um negócio. Porém, atualmente, a presença digital é necessária não mais para só gerar vantagens, mas, principalmente para a manutenção da empresa no mercado.

É óbvio que a sua empresa tem que estar onde os clientes estão, isso inclui o mundo digital. Você tem que estar na palma da mão por meio dos smartphones, no aplicativo de mensagem, nas redes sociais, na pesquisa do Google etc.

Não é mais aceitável uma empresa ser ausente na internet. E quando eu digo ausente, considera-se também, a situação quando o negócio diz ter presença online e justifica dizendo que tem um perfil no Instagram, porém, praticamente não serve de nada, pois não tem a devida movimentação que é necessária.

Ter presença digital de qualidade dá trabalho, vamos ser realistas. Não existe método secreto, fórmula mágica ou qualquer estratégia mirabolante que faça a sua empresa bombar no online da noite para o dia.

O que sabemos que existe são diversas ferramentas e estratégias que funcionam de verdade, mas que devem ser somadas ao esforço e mão na massa para que deem resultados significativos.

O que eu quero dizer é que não basta ter um perfil no Instagram e não criar conteúdo para postar, não interagir com o seu público. Não funciona sua empresa ter um site e não o divulgar, tanto de forma orgânica, como com tráfego pago. Ninguém vai achá-lo se você não o mostrar.

Para nós que somos da área de comunicação, tanto do marketing, como da publicidade, sabemos que todos os canais de marketing dão resultados. Também sabemos que esses resultados, em regra, são pequenos. Por esse motivo, é importante que sua empresa use mais de um canal para divulgar, para mostrar o seu produto ou serviço e prospectar novos clientes.

Não podemos aqui dizer qual é a melhor ferramenta ou estratégia que você deve aplicar, pois, como dito, todas dão resultados, mesmo que pequenos, como também tem custos diferentes, que tem que ser levado em consideração. O que pode os dizer é que as ferramentas fundamentais não necessárias. Além de já darem resultados, servem de base para outras ferramentas e estratégias de vendas.

Nesse caso, toda e qualquer empresa e, principalmente para os empreendedores iniciante que não tem condições estruturais nem financeiras para contratar um time para essa função, é imprescindível que usem o básico do marketing digital.

Um site;

Pelo menos uma rede social;

Publicidade paga (tráfego pago) para o site e;

Publicidade paga (tráfego pago) para a rede social.

 

Essas ferramentas estão ao alcance para qualquer empreendedor(a), mesmo que iniciante, pois, tanto é possível ele mesmo aprender e fazer as ações, como também não é necessário muito investimento caso opte em contratar alguém ou alguma agência.

Então empreendedor(a), resumindo: Primeiro você sabe que é uma necessidade, e não uma vaidade.

Segundo, existem dezenas de ferramentas e estratégias disponíveis para se atuar no digital, contudo, em negócios em estágios iniciais, é sugerido iniciar pelo marketing fundamental, basilar.

E terceiro, é que está ao seu alcance, tanto para você aprender e fazer, quanto para aprender e delegar.

Qualquer necessidade, dúvida, ou orientação que você precisar, entre em contato com a equipe da Enova Digital que será um prazer conversar com você!

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