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Blog da Enova

Público-Alvo x Persona

Um dos conceitos mais importantes do marketing digital é a definição do público-alvo e da persona.

Mas você sabe qual é a diferença entre esses dois termos?

Neste artigo, vou te explicar o que são, como se relacionam e como podem ajudar a planejar e executar as suas estratégias de comunicação no digital.

O público-alvo é um segmento de mercado que reúne as características gerais dos potenciais consumidores de um produto ou serviço.

Por exemplo, se você vende roupas femininas, o seu público-alvo pode ser composto por:

Mulheres;

Entre 18 e 35 anos;

Com rendimentos entre R$ 4 mil a 8 mil;

Formadas ou cursando a faculdade;

Que moram em grandes cidades e;

Que se interessam por moda e tendências e as roupas são uma das suas prioridades.

O público-alvo é uma forma de segmentar o mercado e definir o perfil dos seus clientes em termos demográficos, socioeconômicos, geográficos e comportamentais.

Já a persona, por sua vez, é uma representação fictícia do cliente ideal, preferencialmente baseada em dados reais, colhidos por meio de pesquisas de mercado.

A persona é uma forma de humanizar o público-alvo e criar uma conexão mais próxima e personalizada com os seus consumidores. Usando o nosso exemplo, se você vende roupas femininas e com base no seu público-alvo já definido acima, a sua persona pode ser:

a Ana Letícia;

Uma mulher de 26 anos;

Tem rendimento de R$ 6 mil;

Formada em administração;

Que trabalha como supervisora em uma empresa multinacional;

Casada e sem filhos;

Tem uma vida social bem ativa;

Gosta de se vestir bem e de acompanhar as novidades do mundo da moda.

A persona é uma forma de detalhar o público-alvo e definir o perfil dos seus clientes em termos de nome, idade, profissão, hobbies, interesses, objetivos, desafios, dores e necessidades.

Observe que, por exemplo, que quando se define o público-alvo, referimo-nos à idade sendo de 18 a 35 anos. Quando falamos em persona, a idade é exata, 26 anos.

Portanto, a principal diferença entre público-alvo e persona é que o primeiro é abrangente e em regra é baseado em hipótese, em sugestão. Já a definição de persona é específica, e apesar de ser uma definição fictícia, é formada geralmente com base em dados reais e sempre partindo dos dados do público-alvo.

Ou seja, o público-alvo é o ponto de partida para definir a persona, que é o resultado de uma pesquisa mais aprofundada e qualitativa sobre o comportamento e as preferências dos seus consumidores. Quando esses dados são números, em regra a persona é a médias deles. É importante saber que o público-alvo e a persona são essenciais para orientar as suas ações de marketing digital, pois permitem conhecer melhor o seu mercado, definir a sua proposta de valor, criar conteúdos relevantes e direcionados, escolher os canais mais adequados e mensurar os resultados de forma mais assertiva.

Destaco aqui a importância da comunicação com os seus consumidores, principalmente quanto à criação de conteúdo. Neste ponto, é muito importante que ele seja direcionado à sua persona, pois assim, você irá conseguir gerar conexão mais facilmente, que no marketing atual é uma das coisas mais importantes.

Isso será possível, pois quando você se comunica diretamente para a sua persona, você atingirá de cheio aquela pessoa com aquele perfil.

Caso sua comunicação seja mais abrangente, ou seja, se você quiser impactar todo o seu público-alvo, ficará algo muito aberto e sem profundidade. Ou seja, quem quer tudo, não tem nada.

 Comunique-se com a sua PERSONA, que você terá resultados mais eficazes. Muitas outras pessoas próximas ao perfil da sua persona, irão se identificar e te dar atenção também. Espero que esse artigo tenha esclarecido a diferença entre público-alvo e persona e que você possa aplicar esses conceitos na sua estratégia de marketing digital. Se você gostou desse conteúdo, compartilhe com os seus amigos e deixe o seu comentário. 😊

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