fbpx

Blog da Enova

Quanto mais impostos sua empresa pagar, melhor!

Essa foi a frase que escutei de um cliente em uma consultoria. Ainda digo o ano, 2020. E digo mais, ele ainda é nosso cliente!

“Quanto mais imposto sua empresa pagar, melhor” eu analisei aquela frase e disse: tem que ter uma lógica, tenho que analisar por outra perspectiva.

A princípio vem logo à mente, que essa ideia não faz sentido. Escolher pagar mais imposto?

Inclusive já ouvi várias vezes:

“…se eu for pagar todos os impostos não sobra nada pra mim, vou trabalhar para pagar imposto!”

Só meus caros, que estamos falando de impostos devidos.

Se é devido tem que pagar. Vendeu um produto, ou prestou um serviço, tem que emitir a nota fiscal, caso contrário, é sonegação fiscal.

Basta você ser “contemplado” com uma fiscalização, que lhe garanto que você vai se arrepender de não ter emitido as Notas Fiscais, ou não ter assinado a carteira de trabalho do funcionário.

Certo, então vou pagar todos os impostos devidos só para não correr o risco de cair em uma fiscalização? Sim e não.

Apesar de estarmos falando de uma obrigação. Ou seja, se teve a venda ou a prestação do serviço, tem que emitir a nota fiscal e, consequentemente, pagar o imposto devido.

Entretanto, tem o lado positivo direto.

Serve para você comprovar o seu faturamento. Aqui é um ponto positivo. E para que comprovar o faturando? Para poder ter crédito e poder fazer financiamento.

– Ah, mas não preciso de financiamento…. Em tese, você vai precisar.

Você verá que para o seu negócio evoluir, tem que ter investimento.

(1) Ou o dinheiro a ser investido é seu;

(2) ou de um investidor, em troca de uma porcentagem da empresa;

(3) ou do banco, por meio de financiamento. Nas duas últimas situações, investidor ou banco, é necessário comprovar o seu faturamento e a organização no negócio. Então, tem que estar bem redondinho.

Voltando aos impostos…

Na mesma hora que eu escutei a frase desse meu cliente, eu lembrei de outra frase que escutei em uma palestra, que foi o seguinte:

Se você não paga os impostos devidos, então você não tem uma empresa, não tem um negócio, pois, dentro da normalidade, ou seja, pagando os impostos devidos, ela não se sustentaria….

Inclusive, esse é um dos principais motivos da grande mortalidade das empresas no Brasil. Quando os empreendedores conseguem crescer, que o negócio fica sério e tem que virar uma empresa, aí vemos como tem coisa errada na gestão, principalmente contábil e financeira. Resultado disso, fecham-se as portas.

Então pessoal, sugestão de empreendedor para empreendedor, faça sua gestão o máximo possível certinha, redonda. Pois, quando o negócio engrenar, que você precisar mostrar a sua gestão, sua organização na empresa, você estará preparado, respaldado.

Caso contrário, ficará de mãos atadas e não conseguirá crescer por falta de organização e má gestão.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos empreendedores.

plugins premium WordPress